20.12.08

presente

Uma amiga gênia gosta de proclamar aos quatro ventos o real propósito de se fazer poesia no Brasil de hoje: comer gente. Foi um achado e um alívio quando ouvi isso pela primeira vez. Finalmente me era apresentada uma atividade docemente irresponsável, cujo alvo não seria outro senão a recompensa para minhas flechas mais vis.

Desde então, aprendi a apelar aos versos cada vez em que a coisa aperta. Mas como a coisa tem apertado muito ultimamente e como nunca tive talento para a arma poética por excelência - a concisão -, descobri uma forma de me virar nos trinta misturando a música e a poesia dos outros. Se há algum trunfo em ser brasileiro é esse jeitinho que a gente sempre arruma pra se dar bem.

Há dois anos atrás resolvi publicizar meu jeitinho num podcast chamado Bagatela. Desrespeitando diferentes direitos autorais e amaciando o fiapo de voz em mixagens francamente caseiras, joguei nas onze pra ver no quê que dava. Deu gol. Em novembro de 2006, o blog Musicoteca reuniu meus posts, de maneira tão secreta quanto generosa, num disco virtual, o primeiro do “artista” Leandro Id Lascado. Várias pessoas entraram em contato com o trabalho através desta coletânea e me escreveram a fim de incentivá-lo, sem jamais se suspeitarem vítimas de uma infame estratégia de sedução.

Foi, assim, ao conectar a música e a poesia dos outros que eu consegui comer muita gente, ainda que isso não me tenha feito comer ninguém do modo licencioso como você está pensando. A coisa se deu no sentido oswaldiano do termo, essa maravilhosa acepção que me permite confessar, aqui entre a gente, que eu também me deixei ser muito comido por aí. A moral da história é simples: fazer poesia no Brasil de hoje só dá certo para quem aprendeu com Bruna Beber a se ligar menos na imortalidade do que na antropofagia.

Em novembro de 2008, eu estava absorto em muitas vãs filosofias até que o inesperado me fez mais uma surpresa. Pingou na caixa de entrada uma mensagem co-assinada pela Andrea e pelo Délio, dois gajos que cursam Comunicação na UFMG e resolveram entregar como trabalho final da disciplina de Diagramação e Produção Gráfica uma proposta de encarte do “meu” disco. Eu, que já andava bobo com a repercussão daquelas mixagens amadoras entre pessoas que eu nem conhecia, recebi o convite para ver essa “obra” transformada em inspiração prática para alguém com os únicos olhos possíveis - os rasos d'água.

Andrea e Délio produziram um trabalho lindo porque foram ao cerne da idéia de colagem, aquilo que, de uma forma ou outra, procuro fazer com os sons. Mas, com uma delicadeza que é só deles, ergueram novas pontes e escreveram outras mensagens em cima do material de partida. O resultado dessa experiência, o presente de Natal mais poético que eu poderia ganhar, você confere aqui.

Já escrevi que às vezes dá vontade de / subverter a ordem / abandonar o script / esquecer a proposta / e fazer da vida / uma notícia nova

Para mim, o ano de 2009 é uma notícia toda nova. E eu quero o mesmo pra todo mundo que tem o carinho de passar aqui de vez em quando.

. . . . .

Andrea e Délio, meus parceiros e agora amigos, valeu!

8 comentários:

Anônimo disse...

show mermaum

Unknown disse...

Parabéns ao Li!!! Vc merece! Daqui a pouco o seu nome tem mais entradas no google do que o do Obama! =D

E parabéns à Andrea e ao Délio tb! O trabalho está lindo mesmo.

Rafael R. V. Silva. disse...

Adorei!!!

Eu tenho um piratão do piratão, toca sempre em meu som.

Da época que vc me... opa!

bj.

ana k. disse...

feliz ano novo!
o trabalho ficou bonito.

Robertson dos teclados! disse...

te amo!

IsABela araÚjo siLVA disse...

legal que vc tenha curtido a minha visita. meu estratagema é apenas uma brincadeira de garota, nada se comparado ao teu tão inteligente e regado à poesia... é isso.
vamos nos visitando e descobrindo novos olhares.
beijoca!

Alice Sant'Anna disse...

nossa, chique pra chuchu!

adorei te encontrar no sábado. você merece um super mais que maravilhoso 2009. um beijo enorme da sua fã número 1.

Anônimo disse...

Que maravilha.
Um presente à altura do teu trabalho!!